domingo, 10 de maio de 2009

Perigos na Internet


Um computador ligado à rede está sujeito a alguns riscos. Entre eles citamos os vírus que dividimos em quatro categorias: vírus, worms, trojan e malwares.

Você sabe o que é um vírus de computador?
Todas as atividades que realizamos em um computador dependem de um programa. Você se lembra do editor de textos? É um programa que transforma o computador numa poderosa máquina de escrever. Programas de correio eletrônico fazem com que o computador seja capaz de enviar e receber mensagens, usando a Internet.

Os vírus de computador também são programas, só que em vez de ajudar e facilitar o uso do computador, eles atrapalham – e muito!

Em diversos aspectos um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam sereshumanos e animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam a máquinas.

O computador pode pegar um vírus quando você faz download de um arquivo infectado da Internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um memory card ou pendrive. Depois que o vírus estiver integrado aos arquivos do seu computador, poderá começar imediatamente a danificar ou destruir informações que você guardou nele. Outra possibilidade é que o vírus espere uma data para iniciar sua atividade, e aí destruir as informações que você tem no computador.

O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários e grupos. Um vírus pode afetar, no Linux, apenas o usuário que executou o programa, ao contrário do que acontece nas plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus para a plataforma Linux.

Alguns vírus de teste de conceito foram criados para o ambiente Linux, porém são propagados somente se forem executados como root (administrador). Para evitar problemas, evite trabalhar com usuário root, e nem pense em entrar na internet como este usuário.

Existem antivírus que rodam no Linux. Na verdade, esses programas permitem que uma máquina Linux procure vírus de computadores pessoais, máquinas Macintosh, etc. e não propriamente vírus para Linux. Esses antivírus são muito utilizados quando o Linux está rodando como servidor de e-mail ou arquivos, permitindo, por exemplo, que sejam pesquisadas todas as mensagens que forem recebidas.

Worm em seu computador
Recentemente, ganharam destaque no mundo da informática os worms (vermes), capazes de se replicarem rapidamente via Internet. Os worms conseguem fazer isso enviando cópias de si mesmo de computador em computador.

O que o distingue de um vírus, é que o worm não necessita ser executado para se propagar. Sua propagação acontece pela exploração de fraquezas na segurança do computador.

As origens dos vários vírus e worms de computador são difíceis de saber. O que se sabe, realmente, é que eles não são a única preocupação do usuário.

Outro tipo de ataque comum é o de cavalos de tróia (trojan horse). É um programa, normalmente recebido como um presente (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc.), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras tarefas, normalmente nocivas e sem o conhecimento do usuário.

Uma nova forma de vírus é classificada como malware. O termo é usado para definir programas nocivos que rodam sem a autorização do usuário e prejudicam o sistema.

Eles contaminam o computador quando não utilizamos a Internet com as medidas de segurança necessárias, ou seja, quando fazemos mau uso da Internet. Quando isto acontece, todas as operações são registradas e enviadas para o espião, que pode até roubar senhas de banco, de cartões de crédito e de outras informações confidenciais.

Os malwares mais discutidos no momento são: spywares, adwares, hijackeres e keylogger.

Como se proteger?
Para se proteger dessas ameaças, a primeira atitude é de atenção às alterações no funcionamento de sua máquina (computador). Se qualquer coisa estranha estiver acontecendo (computador travando, abrindo páginas que você não pediu, não imprimindo etc.), isso pode ser um indício de contaminação. Para evitar esses males, principalmente na plataforma Windows, a atitude mais eficiente é o uso e a atualização constante de programas de defesa, como os antivírus, anti-spyware, etc.

Como as vacinas que nos protegem contra vírus biológicos, os antivírus protegem os computadores da ação de vírus, malwares conhecidos e até de alguns desconhecidos.

O antivírus é um programa que vasculha os arquivos dos computadores procurando vírus ou malwares. Quando encontra, sugere o que devemos fazer para eliminar o problema e, se for possível, o que fazer para recuperar nossas informações que tenham sido estragadas ou apagadas pelo invasor.

Os programas antivírus são importantes auxiliares na segurança de um computador. No entanto, a atitude descuidada do usuário é a maior responsável pelas infestações. Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. Fique atento aos sites que visita e, ao notar modificações no funcionamento do seu computador, procure ajuda especializada.

Quando você estiver navegando na Internet, é importante não baixar arquivos de sites não confiáveis. Procure não abrir e-mails e anexos de desconhecidos.

Existem muitos programas de antivírus disponíveis na Internet para download.Nos sites a seguir você poderá encontrar alguns antivírus freeware e shareware:


A maior parte deles fornece a possibilidade de atualizações durante algum tempo. Isso significa que, por um determinado prazo, cada nova versão do programa que for criada, em função dos novos vírus que surgem a cada dia, será colocada à disposição do usuário para que se mantenha sempre livre desta praga virtual. Ou seja, não há justificativa para deixar o microcomputador sem proteção.


Fonte: Introdução à educação digital: caderno de estudo e prática. MEC/SEED, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário