segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como pesquisar na internet?

Pesquisar, a partir de sua etimologia, nos remete a algumas palavras-chave: perguntar, indagar, averiguar, investigar, descobrir e estabelecer princípios. Trata-se de uma atividade que o ser humano exerce quase instintivamente, porque busca conhecer, aprender. O ser humano é, em essência, um ser curioso e aprende por experiências e deduções, num processo de pesquisa permanente.

Pesquisar nada mais é do que uma busca dirigida de dados e informações, é um trabalho que pressupõe um problema/questão a ser resolvido, vinculado ao universo de quem está realizando a pesquisa. Para pesquisar são requeridas habilidades metodológicas que nos aproximem do objeto em questão. Como define a professora Neusa Dias de Macedo em seu trabalho Iniciação à Pesquisa Bibliográfica: “O importante é que se fixe a ideia de que, para a realização de um trabalho de pesquisa, deve-se levar o estudante a perseguir um problema ou um aspecto do tema de seu trabalho, para discuti-lo até a conclusão, numa postura pessoal. Não aceitar, portanto, meras cópias de livros e enciclopédias, sem reflexão e documentação”.

Dessa forma, é importante que o professor oriente seus alunos a estabelecerem um método de pesquisa para a obtenção das respostas desejadas. E mais do que fornecer um roteiro, o professor deverá acompanhá-los em seu processo, prevendo, inclusive, que o próprio planejamento feito e discutido minuciosamente, possa ser modificado, dependendo das questões que forem surgindo, da curiosidade e da motivação dos alunos. Sugerimos um roteiro básico para nortear as pesquisas de forma geral:

a. PREPARAÇÃO PARA A PESQUISA
o Delimitar um assunto/questão/problema
o Estabelecer qual o foco da questão
o Conceituar
o Eleger um grupo de palavras-chave que auxiliem a compreensão do assunto
o Localizar o tema no tempo/espaço (delimitação)
o Fazer um levantamento de fontes/recursos a serem utilizados
o Listar as tarefas
o Fazer um cronograma da pesquisa


b. REALIZAÇÃO DA PESQUISA
o Ler e anotar os dados encontrados
o Selecionar e organizar o que foi coletado (registrar as fontes para saber de onde vieram as informações)
o Analisar o que foi coletado em relação ao projeto inicial
o Fazer o fichamento de todas as informações relevantes


c. APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
o Definir os itens que comporão a apresentação (tanto escrita quanto oral, se houver)
o Elaborar a apresentação do trabalho
o Redigir o texto, de acordo com um plano definitivo de abordagem do tema e do foco escolhido inicialmente

Pesquisar na Internet requer não apenas um conhecimento prévio de como funcionam os seus sistemas de busca, mas também um certo domínio das técnicas de pesquisa. Não é à toa que utilizamos um jargão que se refere à arte da navegação quando falamos em Internet: para navegar com segurança, é preciso ter em mãos um mapa detalhado do caminho a seguir, conhecer esta rota, prever as intempéries e contar com instrumentos para lidar com elas, dispor-se a errar o caminho e tentar retomá-lo em seguida. E, neste sentido, frisamos novamente a importância do papel do professor na participação neste processo de pesquisa, na tessitura desta verdadeira teia de informações que compõem o tema pesquisado, como ressalta Marco Silva: “... o professor costura os nós em caminhos diferentes e prevê situações de partida, intersituações e situações de chegada. Ele articula em teias e atalhos o conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar, motivando cada aluno a tecer junto”.

Fonte: Yahoo

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