terça-feira, 14 de abril de 2009

Conhecendo sua caixa postal e enviando e-mail


Esta é a página do seu e-mail. Todas as mensagens recebidas ficam armazenadas na CAIXA DE ENTRADA.


Vamos enviar um E-mail!!!
Para isso clique em "Escrever e-mail"


Irá abrir a seguinte tela.


Você tem ainda as opções SALVAR AGORA (para guardar a mensagem para uso posterior) ou DESCARTAR (para eliminar a mensagem).

IMPORTANTE:

- No campo em Para, deverá ser digitado o endereço do destinatário da mensagem. Caso seja mais de um destinatário, você deve separar os endereços de e-mail com vírgulas. Ainda existem outras duas possibilidades: adicionar Cc e adicionar Cco.
>>**Observe que quando você for digitar o destinatário, sendo ele parte dos teus contatos, basta digitar a primeira letra que aparecerão todos os teus contatos que começam com essa letra. Aí é só selecionar o desejado e dar um ENTER.

- A opção Cc possibilita o envio desta mensagem Com Cópia para outro destinatário. Clique no link e aparecerá um campo para endereços de e-mail: Todos que receberão esta mensagem verão os e-mails dos outros destinatários.

- O outra opção é para enviar esta mensagem Com Cópia Oculta (Cco) para algum destinatário. Essa última opção é usada quando você quer enviar uma mensagem para mais de um usuário, mas não quer que o endereço dessas pessoas seja visto pelos outros que a receberam.

- No campo Assunto, procure colocar um texto que identifique o motivo da sua mensagem. Se for algo muito importante, coloque um título neste espaço que identifique a urgência e relevância deste e-mail.

- O campo maior é o espaço onde você poderá digitar a sua mensagem. Aqui são permitidas formatações como as que são usadas nos editores de texto. Veja que existe uma barra de ferramentas com algumas opções de formatação de texto (negrito, itálico, cores, alinhamentos, etc).


- Após completar os campos e escrever a mensagem, clique no botão Enviar para que o seu e-mail seja enviado aos destinatários.



***COLOCANDO UM ANEXO:

Podemos enviar anexados ao e-mail textos, imagens, mensagens em ppt., etc...
Para isso, clique na opção "Anexar um arquivo".



Abrirá uma caixa de diálogo para que você encontre o arquivo que você deseja anexar ao seu email. SELECIONE o arquivo e clique no ícone ABRIR.

Modelo de caixa que abre no Windows

Modelo de caixa que abre no Linux


Observe que aparece no arquivo anexado o endereço de origem deste arquivo.

Agora é só completar o e-mail e enviar.


*** DESCONECTANDO do Gmail

IMPORTANTE: Quando não quiser mais ficar na página do Gmail clique no MENU SAIR que fica na parte superior direita.


Fonte:
Adaptado de Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos...[et al.] - Brasília: MEC, SEED; 2008.

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