terça-feira, 14 de abril de 2009

Criando uma conta no Gmail

1º Passo: Acessar o endereço http://www.gmail.com/
Na tela que abre, escolha a opção "Criar conta" para a criação de seu e-mail.


2º Passo: Comece a preencher, na tela que abre, os dados solicitados.



LOGIN: deve ter apenas letras minúsculas e números, não deve ter espaços, vírgulas, acentos ou outros caracteres diferentes (chamados caracteres especiais). Nessa opção, você estará escolhendo o nome do seu endereço de e-mail, ou seja, seu endereço eletrônico. Você pode colocar seu nome, apelidos, composição de nomes com números, enfim, o que desejar. Mas lembre-se de que as pessoas precisarão digitar o login escolhido, quando desejarem enviar um e-mail para você. Então procure usar um login adequado e fácil. Além disso, sempre que você for entrar no seu e-mail, para ver seus recados, deverá digitar esse seu login. Escolha com cuidado, pois esse nome não poderá ser modificado depois (a única forma de modificá-lo é criando um novo e-mail). Após digitá-lo dentro da caixinha do “Nome de login desejado” clique no botão abaixo que diz "Verificar disponibilidade".


O Gmail lhe dirá se este login pode ser utilizado. Se o login não estiver disponível você poderá escolher uma das Opções ofertadas pelo Gmail, ou criar outra.


O próximo passo é determinar uma SENHA, com a qual você poderá acessar suas mensagens e outras funções que os usuários do Gmail possuem. Note que a senha deve ter no mínimo oito caracteres: isto significa que a sua senha deve ser composta de pelo menos oito letras ou oito números, ou ainda oito números e letras misturados. Após escolher a senha, digitando-a na primeira caixinha, você deverá repeti-la para verificar se está correta.


Note que há no canto direito uma barra de medida sobre a força de sua senha. Quando aparecer a informação RELEVANTE quer dizer que a sua senha foi bem elaborada.


Obs.: Sugiro que deixe desmarcada a opção "Salvar as minhas informações nesse computador".


Escolhida a senha, o sistema oferece ao usuário uma oportunidade de lembrar de seu login, por meio de um mecanismo (quase todos os programas de e-mail possuem este recurso) que oferece uma série de perguntas para auxiliar o usuário a lembrar-se.


Após escolher sua pergunta e informar ao sistema a resposta, o Gmail pergunta qual seria seu e-mail secundário. Uma vez que você tenha esquecido sua senha, o Gmail irá enviar a sua pergunta para um outro e-mail (por isso a necessidade de um secundário), assim você terá mais facilidade em lembrar-se de sua senha, que é pessoal e intransferível.  


Para uma maior segurança de seu e-mail, você terá de digitar os caracteres conforme você enxerga.


Verifique todos os dados que você digitou anteriormente e leia os Termos de Serviço a seguir. Ao clicar em 'Aceito', você aceita os Termos de serviço, os Regulamentos do programa e a Política de privacidade. Clique em Aceito. Criar minha conta.


Pronto. Sua conta está criada.
Agora uma nova tela irá aparecer. Nela clique em "Estou pronto - mostre minha conta". Ela lhe levará até sua caixa postal!



Fonte:
Adaptado de Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos...[et al.] - Brasília: MEC, SEED; 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário