quarta-feira, 6 de maio de 2009

Começando...

A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de páginas publicadas sobre os mais variados temas, organizadas em websites.

É possível realizar pesquisas na Internet utilizando programas de navegação para localizar informações e ferramentas de busca, que possibilitam refinar os resultados encontrados sobre um determinado assunto. Se por um lado, a quantidade de informações disponível na Internet representa um enorme avanço na democratização de acesso, por outro, ela cria a necessidade de separar o que é de interesse, de qualidade e de confiança.

Além disso, nesse mar de possibilidades também há muitas armadilhas. Daí os cuidados com a segurança serem primordiais, para não sermos surpreendidos com invasão de nossas máquinas por pessoas indesejadas e/ou contaminadas por programas denominados vírus de computador, que podem provocar toda sorte de problemas ao usuário comum e às instituições.

E ainda há o desafio de aproveitar essas informações na vida cotidiana e na escola por professores, alunos e gestores, em várias modalidades de uso da Internet na aprendizagem, como teleacesso, publicação virtual, telepresença, teleconsulta, teleparticipação, telecolaboração, etc.


Fonte: Introdução à educação digital: caderno de estudo e prática. MEC/SEED, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário