segunda-feira, 30 de março de 2009

O que é um computador?

Photobucket


É um conjunto de dispositivos eletrônicos interligados e orientados por programas que nos auxiliam na execução de tarefas.


>> Organização Computacional

Os sistemas computacionais são compostos por hardware e software.

Hardware: parte física do computador(mouse, teclado, placas de vídeo e rede, fios, entre outros.

Softwares: toda parte lógica do computador, são os programas que o compõe, sistema operacional e aplicativos em geral.


>> Príncipio de funcionamento

O computador não é uma máquina com inteligência, na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados.

Entrada de dados
Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornecê-los a ele. Para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado, o mouse, scanner, disquetes e CDs para entrada de dados, e outros.

Teclado Photobucket

Mouse Photobucket

Scanner Photobucket

Unidade de CD-Rom Photobucket



Processamentos de dados

Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados é feito na memória do computador, que pode ser volátil (isto é, desapare quando o computador é desligado), referenciada pela memória RAM (Random Acess Memory - memória de acesso aleatório), ou pode ser permanente (enquanto não é "apagada" por alguém) através do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo. O processamento dos dados é feito na CPU - Central Process Unit - unidade de processamento central ( ou simplismente processador, como o Pentium), onde a informação é tratada, sendo lida, gravada ou apagadada memória, sofrendo transformações de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas.

Microprocessador Photobucket



Saída de dados

Os dados resultantes do processamento das informações pelo computador podem ser apresentadas de inúmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. O monitor de vídeo é um dos principais meios para se obter dados de saída do computador: tanto texto normal ou formatado ou gráficos. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel podemos fazer o uso de impressoras; se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, de disquetes, CDs, ou então conectar os computadores em rede (resumidamente, ligá-los através de cabos).

Monitor Photobucket

Impressora Photobucket

Caixas de Som Photobucket



Fonte: Texto base Aa Ciencias da Computação
Imagens: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário