domingo, 29 de março de 2009

Atividade 1.1

Photobucket


No vídeo a seguir, conta-se uma história que faz parte da evolução da tecnologia humana, a partir do esforço de Santos Dumont em construir um aparelho que permitisse ao homem voar, o que mudou a vida de todos nós.

Pontos de Reflexão...

Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se
com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular?
Essa evolução afeta nossas vidas?
Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?
Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a internet? Para qual motivo?


Após assistir o vídeo e fazer uma reflexão, escreva sobre você, sua vida
e atividades que desenvolve,
buscando resgatar seus momentos de relacionamento
com algum tipo de tecnologia e com computadores.
Traga esse texto na próxima aula.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sou professora da Escola estadual Miguel Fernandez não tenho experiência e nem aprendizagem com computadores, mas tenho necessidade,de aprender a digitar porque me sinto analfabeta,preciso familiarizar-se com a tecnologia.

    Maria de Fatima de Matos
    E.E.E.F.Miguel Fernandez.Bossoroca

    ResponderExcluir
  3. Sou formada no curso magistério desde 1994, o qual realizei no Insa em São Luiz Gonzaga, neste tempo a intervenção com os computadores era algo distante, pois a escola não os possuía e a Educação Digital nem percorria as mentes dos profissionais da educação como recurso.

    O contato com os computadores iniciou num curso de informática básica, mas o contato amplo se deu no laboratório de uma escola CIEP, porque com a tecnologia o apreender depende da prática, o fazer, o tocar, o descobrir os "mistérios" dessa máquina.

    Desta maneira, temos a certeza da importância deste recurso, mas o usá-lo corretamente para aprendizagem é o que busco.Pois parece algo inédito, mas não tenho essa tecnologia na minha casa com a Internet.

    Então, além do obstáculo de obter as novas tecnologia é tambem mantê-las e usufruí-las para o bom proveito na educação, pois requer um bom rendimento tanto econômico como de tempo disponível a ela.

    Necessitamos sim do mundo digital, mas temos que aprender a lidar com ele.

    Rita - Miguel Fernandez

    ResponderExcluir
  4. Título: A tecnologia

    Começo descrevendo sobre minha vida funcional sou Funcionária Pública Municipal e Estadual a alguns anos no cargo de professora. Iniciei o meu trabalho em escoas do interior do município com turmas multisseriadas de 1ª a 5ª série, onde o (a) professor(a) faz de tudo: reza missa, faz faxina, merenda e divide o quadro em 4 ou 5 partes; mas tudo passa. Se envolve com a comunidade escolar como um todo.
    Nos anos 90 retorno para as escolas da zona urbana, realidade totalmente diferente da zona rural, cada aluno na sua série, com merendeira,professor para cada disciplina enfim... trabalhei com turmas do currículo por atividades e senti necessidade de aprofundar os meus estudos numa Universidade optando para Ciências Naturais, não era o que pensava resolvi ir adiante e escolhi então a matemática.fiz concurso na minha área e comecei a atuar e estou até hoje.
    Passei a experimentar a chefia de escola e percebi que para ser Gestor tem que ser muito corajoso. tentei entender um pouco mais fazendo uma especialização em Gestão Escolar e Organização Escolar, mas estamos muito distante de uma escola ideal, pois quando deparo-me com falta de professores, biblitecários, orientadores,coordenadores e até mesmo professores para auxiliar nas mais simples até as mais complexas atividades, acredito não fazer mais parte da direção de escola. Hoje, quem não estiver ligada nas Tecnologias de Informação e Comunicação ficará para trás, não conseguindo interagir.
    Dessa forma devemos entender que as Tecnologias através dos computadores, caixas eletrônicos, celulares vieram para inovar e facilitar a vida das pessoas e não dificultar.Preciso então como educadora estudar e dominar em parte algum sistema operacional, seja ele: LINUX, Windows, XP...
    Trabalho bastante no windows, mais ou menos oito a dez horas diárias, mas tenho muito a aprender. Gosto muito dos softwares matemáticos, Power point. Quanto ao sistema operacional LINUX fiz treinamento e não achei interessante, talvez no final do curso goste. Experimentei trabalhar no laboratório de informática e adorei, percebi que meus alunos produziam mesmo em sala de aula tanto na máquina como fora dela. Eles são muitos curiosos querem saber de tudo como por exemplo: copiar fotos, recortar, inserir fotos em orkut, criar email, usar pen drive, gravar CDs, DVDs...
    Aprendi muito com eles, hoje estou fora e sinto saudade.
    Então concluo que precisamos entender as novas mídias e tecnologias que invadem o nosso dia-dia querendo ou não; para resolver os nossos problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos. Tania Regina

    ResponderExcluir
  5. Computador:recorri a ele por necessidade

    Há oito anos o computador está na minha casa.Assisti ele ser útil aos interesses estudantis e comerciais do meu marido; assisti servir a curiosidade e aos estudos dos meus filhos. Entretanto, eu só me aproximei do computador quando comecei a cursar Pedagogia na UNOPAR VIRTUAL. Ter portfólio, email,enviar trabalhos, pesquisar, comunicar-me com professores,foram exigências do curso.
    Também passei a sentir necessidade de ter email quando encontrava amigas e pediam meu email. Passei a tê-lo, mas não acessava. As amigas cobravam: não me envias nada! E eu egoisticamente dizia: é! Só recebo mensagens, pois preciso de "copiloto" para comunica-me com vocês.
    No curso de pedagogia passei a contar com a tutora de sala, com amigos e em casa com a família. Fui e contínuo sendo dependente dos outros para enfrentar o computador. Uma ou duas vezes na semana chegava até ele, sempre perguntando as mesmas coisas sobre o computador. Não criei o hábito de enfrentá-lo todos os dias.
    Na escola chegou o laboratório de informática no segundo semestre de 2008; as crianças ansiosas em conhece-lo,fizeram com que eu não lhes negasse esse direito ao mundo virtual, que muitos só tem acesso na escola. Obriguei-me a procurar um site,o qual encontrei no livro de matemática da 1ª série e contei com a colaboração das secretárias da escola, as quais sempre me auxiliaram quando precisei da internet para atender comunicações comunicações da biblioteca da escola.Também novamente contei com ajuda da minha filha. Elas foram até o laboratório e ajudaram-me atender a curiosidade dos alunos.
    No ano passado surgiu a possibilidade dos professores realizarem curso de informática na escola para,de forma independente, atenderem seus alunos. É por essa razão que estou aqui hoje.
    Eliane Pereira de Almeida
    Escola Miguel Fernandez

    ResponderExcluir
  6. Minha vida profissional

    Em 1983 me formei em Educação Artística, um curso se praticava atividades de música, expressão plástica e artes cênicas. Dois anos mais tarde concluí o curso de Artes Plásticas que direcionava para as artes como tapeçaria, pintura, cerâmica, escultura e outros elementos das Artes Plásticas. Do curso de Artes Plásticas segui direto para uma pós-graduação em Educação Pré-escolar. Foi o curso mais ridículo que fiz, pois apesar do título de Especialista em Educação Infantil, nunca pude atuar nesta área, mesmo tendo um estágio de 90h.

    Nos meus empregos, atuando em 2 escolas, sempre olhei meio torto para o bicho computador, já que sempre fui mais chegada à tintas e pincéis.

    Na verdade a única coisa que eu fazia com boa vontade no computador era jogar o Show do Milhão. Mas o tempo foi passando e percebi a necessidade constante de atualizar-me nesta área, para não ser considerada uma analfabeta virtual. Acho que estou ficando mais mansa. Espero que o bicho não seja tão feio como eu pintei. Não sei, mas o fato é que estou aqui pronta para ser alfabelizada ou seria computadorizada?

    Mirian Nascimento Manzoni
    E.E.E.F. Miguel Fernadez - Bossoroca

    ResponderExcluir
  7. Neste comentário vou me dedicar a falar da vida profissional, pois se fizesse um relato de toda a minha experiência de vida que vivenciei se tornaria muito longa.Eu comecei a trabalhar na iniciativa privada no ano de 1980, numa loja de calçados, como vendedora junto com uma amiga que me incentivou a realizar o vestibular na antiga FUNDAMES em Santo Ângelo, hoje URI, para Ciências Físicas e Biológicas, pois naquela época havia carência de professores na disciplina de matemática e ciências.Fui aprovada e comecei a cursar, no peródo de fériaspois não tinha condições financeira para custear no enino regular. Encontrei muita dificuldades mas consegui a concluir a chamada "Faculdade curta".
    Neste periodo durante o curso consegui um contrato de 20h M4, foi quando obtive o meu primeiro emprego na rede estadual de ensino. Em 1987 realizei o meu primeiro concurso passei a ter 40h, atualmente tenho 60h, onde 40h trabalho em sala de aula e 20h na Vice-Direção,desempenho minhas atividades em duas escolas,passado algum tempo depois cursei a "plena de Biologia na universidade de ijui- UNIJUI.
    No ano de 2007 cursamos uma Pós graduação em Gestão e Organização de Escola- Virtual encontramos muita dificuldades, pois o conhecimento na época, era muito pouco ou quase nada em computação. Já havia feito um curso de 40h,mas como pouco praticava pois na época não tinha PC. mas com a ajuda de colegas conseguimos concluir o curso.
    Hoje tenho a consciência que é urgente, nós professores aprender a trabalhar com a tecnologia, já o método tradicional não é mais atrativo para os nossos educandos. Eu tenho computador em casa, mas pouco trabalho com ele devido a falta de tempo, quanto a internet, somente a discada.
    Hoje encontro dificuldades em elaborar trabalhos avaliativos na disciplina de matemática mas não consigo digitar a raiz quadrada, as potências, a raiz cúbica etc...
    Gostaria de aprender a desenvolver atividades usando a tecnologia, pois me sinto muito atrás dessa evolução, perdendo para os meus alunos.
    Tenho um pouco de conhecimento no programa windows,Xp mas estou disposta aprender trabalhar com esse programa linux.

    Bossoroca,14 de abrir de 2009.

    Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Fernandez

    Nara Bernadete Dutra Senhem.

    ResponderExcluir
  8. Eu me chamo Rozângela Dutra,tenho 44 anos, sou professora no periodo da noite e durante o dia trabalho em uma loja.Durante a semana quando chego na loja ligo o ràdio para descontrair o ambiente e também para manter-me atualizados.No decorrer do expediente quando realizo vendas,faço o caixa, quando coloco preços nas mercadorias, uso uma calculadora, embora sempre procuro realizar primeiro os cálculos mentalmente para não me tornar dependente da máquina.

    Porém, ao assistir o video " Dos sonhos aos ares" fiquei questionando o fato de não querer me tornar dependente da máquina. Que resistência é essa? Não seria a possibilidade da me tornar mais dependente, de fazer com que me sobrasse mais tempo para realizar outras atividades.

    Uma vez que meu contato com elas já é bastante acentuado, pois após o almoço eu vou ao banco, as vezes a pé as vezes de carro; lá tiro saldo diariamente usando o caixa eletrônico.Quando retorno para casa eu faço o uso do computador para conferir o meu extrato bancário, realizo algumas anotações em cadernos e livros caixa.
    O meu tempo é bastante curto, mas quando posso procuro usar o computador para ver alguns sites de moda, olhar a movimentação de alguns processos que tenho na justiça; também mando algumas mensagens para meu filho que mora em outra cidade, olho fotos no orkute dele, converso com ele pelo MSN. (com ajuda da nora).

    Após fechar a loja já me prepara para ir à escola onde trabalho como professora de matemática e ciências.Neste momento o quadro de giz, os livros os,cadernos,canetas, lápis e borrachas se constituem em nossos recurrsos tecnológicos.

    Quando tenho algum tempo livre procuro ler jornal,revistas,livros e até mesmo o computador eu uso o telefone eu uso bastante, tanto convecional como celular,na loja o telefone é usado para passar o Banricompras além das vendas com o cartão Quero-Quero,além de seu uso normal.

    Em torno das 22h 30min volto para casa onde assisto a novela Revelação e o jornal da Globo. Apesar de ter computador em casa só nos últimos meses comecei a usá-lo e a descobrir um novo mundo bastante fascinante, com sua vantagens e desvantagens.

    Rozângela de Fátima Belmonte Dutra
    E.E.E.F. Miguel Fernandez

    ResponderExcluir
  9. Minha Vida

    Me chamo Maria,sou professora há vinte e seis anos, com habilitação em Letras- Língua Espanhola e Literatura. Quando comecei a trabalhar em uma escola do interior com turmas multiseriadas,ainda não estava cursando a faculdade.
    Hoje me sinto uma pessoa realizada na minha profissão,pois já tive várias experiências com turmas de crianças e adolescentes em diversas áreas do conhecimento.
    Em relação com algum tipo de tecnologia, tenho pouco conhecimento,possuo computador em casa, mas é minha filha quem a utiliza, pois não me despertou curiosidades em manusear.No momento me sinto uma analfabeta em tecnologia, mas cada vez estou mais consciente de que para acompanhar nossos alunos em plena era da internet precisamos buscar mais informações sobre as novas tecnologias e estou começando a me capacitar.

    Maria Aparecida Andres Nascimento
    E.E.E.F. Miguel Fernandez

    ResponderExcluir
  10. Eu me chamo Valeria Nascimento Fabricio,tenho 31 anos,sou aquariana, casada,mãe de dois filhos,professora licenciada em Letras.Considero o Magistério uma carreira gratificante pela troca que proporciona,essa interação com o outro que nos completa e nos edifica a cada conquista...Quanto a visão que tenho sobre a tecnologia,confesso que sou um pouco relapsa..fiz um curso de informática há algum tempo,mas de lá para cá tive pouco contato com o computador,e isso é decisivo;o curso sem a prática contínua não tem valor significativo,muita coisa acaba caindo em meio-vão.
    Tenho consciencia de que preciso me adaptar as novas exigencias,já que a tecnologia ou informatização veio para ficar e está cada vez mais presente em nossa vida e é realmente um recurso magnífico só pele possibilidade de encurtar distãncias,sem mencionar ainda suas infinitas possibilidades que aliás nem são previsíveis posto que nem imaginamos onde isso vai parar...

    Valéria Nascimento Fabrício
    E.E.E.F.Miguel Fernandez/Bossoroca RS

    ResponderExcluir
  11. Eu sou Marize de Souza Aquino, casada natural de Bossoroca,tenho uma filha chamada Maria do Carmo , adoro minha profissao,sou professora de séries iniciais com formaçao em pedagogia. Fui muitos anos alfabetizadora. Nos últimos cinco anos tenho trabalhado em setor por motivo de saúde que afetou as minhas cordas vocais . Tenho algum conhecimento na área de informática pois já fiz um curso de computação só nao pratiquei por isso hoje muitas coisas eu não lembro principalmente na parte de digitaçao.

    Marize,
    E.E. E.F Miguel Fernandez

    ResponderExcluir
  12. Minha Profissão

    Quando iniciei a trabalhar tinha 16 anos, trabalhava na Prefeitura Municipal de
    Bossoroca, como atendente ao público. Aos 18 anos comecei a cursar a Faculda-
    de de Matemática, e logo no 1º semestre fui dar aula de matemática, como todo
    o profissional no começo foi muito difícil, mas aos poucos fui pegando o gosto
    pela profissão, e hoje gosto muito do que eu faço.
    Com relação a tecnologia e a computação sou “ um zero a esquerda “ como se
    diz. Resumindo não sei nada.
    Mas gostaria muito de aprender, porque é muito importante saber lidar com
    ele.
    E gostaria de saber trabalhar com meus alunos, pois sei que tem coisas inte-
    ressante para eles aprenderem e trabalharem dentro da informática.

    ResponderExcluir
  13. Minha Profissão

    Quando iniciei a trabalhar tinha 16 anos, trabalhava na Prefeitura Municipal de
    Bossoroca, como atendente ao público. Aos 18 anos comecei a cursar a Faculda-
    de de Matemática, e logo no 1º semestre fui dar aula de matemática, como todo
    o profissional no começo foi muito difícil, mas aos poucos fui pegando o gosto
    pela profissão, e hoje gosto muito do que eu faço.
    Com relação a tecnologia e a computação sou “ um zero a esquerda “ como se
    diz. Resumindo não sei nada.
    Mas gostaria muito de aprender, porque é muito importante saber lidar com
    ele.
    E gostaria de saber trabalhar com meus alunos, pois sei que tem coisas inte-
    ressante para eles aprenderem e trabalharem dentro da informática.

    ResponderExcluir
  14. Ademir Andrioli Kreuz25 de agosto de 2009 às 15:50

    Sou uma pessoa preocupada com o mundo que nos cerca.
    As questões sociais, ambientais e tudo o que diz respeito a sustentabilidade, me deixa muito inquieto.
    Sempre procuro incorporar as novas tecnologias a minha vida, procurando tirar proveito das mesmas no trabalho, lazer e em outros ambiente.

    ResponderExcluir
  15. Sou uma pessoa que moro em um lugar distante dos recursos tecnológicos, mas a necessidade de aperfeiçoar-me faz com que venho buscar infomações para melhor transmitir os meus conhecimentos na área da educação.
    Altair

    ResponderExcluir
  16. Terezinha Schorr (Turma Tarde Dezesseis de Novembro)25 de agosto de 2009 às 16:03

    RUMO A TECNOLOGIA

    Nos contrastes de vivência e manejo dos computadores e os demais suportes tecnológicos nós formadores teremos sempre atividades e experiências variadas para lidar com muitas possibilidades de enriquecimento e trocas de experiência entre os demais colegas. Não podemos nos intimidar pelo não conhecimento de alguns trabalhos , e nem pela falta de experiência de lidar nas novas tecnologias. Devemos ter uma visão global ao nos relacionarmos com essa nova tecnologia para haver uma aprendizagem e um desenvolvimento das atividades relacionadas ao nosso cotidiano, para termos um acompanhamento e uma avaliação Global do nosso desempenho, para organizar e representar o que estamos aprendendo. Lembramos que a aprendizagem sempre está situada, e sempre ao aprendermos experiência novas é muito gratificante principalmente quando existia muitas dificuldades. Devemos sentir-nos a vontade para realizar as nossas tarefas utilizando nossos conhecimentos e experiências prévias realizadas em cada um de nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
  17. Tomázia de Avila Goldschmidt (turma tarde Dezesseis de Novembro)25 de agosto de 2009 às 16:10

    Eu, minha vida profissional e a tecnologia.
    Eu Tomázia de Avila Goldschmidt, professra de séries iniciais nas escolas: Municipal Arthur Queiroz e na Estadual São Jerônimo, desenvolvo atividades de alfabetização. Não tenho no local de trabalho acesso a Internet, mas, em casa eu utilizo a digitação de trabalhos para imprimí-los, E-mail e orkut, faço pesquisas sobre diversos assuntos.
    Hoje, deveria estar presente nas escolas o computador com acesso a Internet e impressora para os educadores utilizarem com seus educandos, pois a tecnologia está presente no comércio quase que em geral.

    ResponderExcluir
  18. SIRLEI JANETE PRILL (Turma tarde XVI de Novembro)25 de agosto de 2009 às 16:13

    EU E A TECNOLOGIA
    A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia.Nas mais diversas formas e nós precsamos cada vez mais procurar meios de usa-lá.Eu uso a tecnologia como uma ferramenta para transmitir alguns conteúdos .Uso apenas a televisão , oDVD , e o xerox.Tenho muitas dificuldades para usar o computador e toda vez que preciso estou pedindo ajuda para um dos meus filhos.Mas tenho vontade de aprender porque acho muito importante e necessário.

    ResponderExcluir
  19. Dalva Dalenogare (turma tarde/Dezesseis de Novembro)25 de agosto de 2009 às 16:15

    Sou, Dalva T. S. Dalenogare, educadora por 20 anos. Trabalhei com séries iniciais no começo da minha carreira, na década de 90, onde era professora, merendeira, fazia limpeza, mas senti que deveria ir buscar mais.Só o curso magistério era pouco. Neste meio tempo veio a nucleação das escolas, a minha, fui convidada para trabalhar como supervisora na equipe da SMEC, com isso resolvi fazer vestibular para cursar história. Foram 4 anos sofridos, entre as idas e vindas para Ijuí, falta de recursos financeiros, mas concluí. Quando terminei o curso, já estava trabalhando em escola com as séries finais, onde estou até hoje, na disciplína que cursei.
    após o curso de história fiz uma especialização em Ciências Sociais (história, geografia e meio ambiente).
    sou uma profissional preocupara com a educação, amo o que faço, procuro fazer o melhor para meus alunos e comunidade escolar.
    Ao falar da minha relação com a tecnologia, isto assusta, mas é necessário e devemos buscar, sem medo.Os primeiros contatos nos terminais eletrônicos, nos celulares nos passava um certo medo, mas aos poucos nos familiarizamos. Hoje com o computador não será diferente.
    O desafio foi lançado, junto com a oportunidade, através deste curso de educação digital que estamos realizando. Tudo será novo, assim como a máquina a qual estou conhecendo aos poucos (ou quase nada), pois me senti na obrigação de adquirir em virtude do curso, creio que meu rendimento será melhor. Confesso que não tenho intimidade alguma com ela, mas chegarei lá.

    ResponderExcluir
  20. Margarete Bataglin de Oliveira (tarde Dezesseis de Novembro)25 de agosto de 2009 às 16:17

    Eu sou professora da 3ª série trabalho na escola municipal Artur Queiroz nunca cheguei perto de um computador um pouco nervosa e apavorada com relação ao curso mas tenho fé que chego lá cocerteza vou aprender muito apazar de estar me aposentando.

    ResponderExcluir
  21. Elizabete T. Budel (Turma da Tarde ,Dezesseis de Novembro)25 de agosto de 2009 às 16:25

    Sou Elizabete Tonetto Budel, mantenho União Estável com Gildo Almeida de Barros, sou natural de São Luiz Gonzaga, tenho dois filhos Vandréia e Gildo Andrei, moro em Dezesseis de Novembro desde 1989.
    Sou pedagoga e pós graduada em Especialização em Didática do Ensino, comecei atuar nesta profissão em 13 de março de 1989, na SMEC, após fui trabalhar em escolas.
    Tenho esperiência como Supervisoira,Coordenadora
    ,Secretária Municipal de Educação e Cultura e também tive oportunidade de trabalhar com a Educação Infantil e séries iniciais, já atuei e atuo em várias áreas das séries finais do ensino
    fundamental,também trablhei como coordenadora do
    EJA na Escola Padre Réus, na oportunidade que estive permutada. Tive oportunidade de trabalhar
    com alunos deficientes com inclusão na sala normal,foi difícil, mas foi um desafio, onde aprendi muito e digo que somos capazes de lutar por aquilo que precisamos enfrentar, desistir nunca,persistir sempre.
    Não tenho conhecimentos em grandes tecnologias,
    mas pretendo vencer os abstáculos e ir a frente, não tenho problemas de adaptar-me, quando queremos devemos ir a luta e dar oportunidade de adaptarmos ao novo.

    ResponderExcluir
  22. Lanir Teresinha Rutsatz Valeski (turma da tarde) Dezesseis de Novembro.25 de agosto de 2009 às 16:26

    Sou Lanir Terezinha Rutsatz Valeski, tenho 37 anos, casada, tenho 2 filhos Jeziel de 12 anos e Cainã de 2 anos. Sempre morei neste município. Saí para estudar,cursei o magistério no INSA. Quando estava realizando o meu estágio fiz o concurso para professora aqui em Dezesseis e passei. Fazia um mês que havia terminado o estágio fui chamada para trabalhar. Dia 27 de agosto fazem 19 anos que estou nesta profissão que amo de paixão. Após alguns anos fiz minha graduação na Unijui em Ijui: Educação Pré Escolar, mais tarde a pós graduação em Amparo S.P. : Administração e Supervisão Escolar.
    Até o dia de hoje, profissionalmente, não senti necessidade desta máquina, talvéz devido o lugar onde trabalho pois são pessoas de poucas condições financeiras. Mas como a informatização
    esta prestes a chegar até nós ,nossas escolas, salas de aula, precisamos aprender a lidar com a mesma para depois poder passar aos alunos.
    Vejo também a necessidade de sabermos lidar com o computador para não ficarmos atrasados em relação a sociedade pois acredito que logo será de grande importância para nós, ou talvez ao aprendermos veremos o quanto nos será util na sala de aula, na preparação de nossas aulas.
    A grande importância que senti até hoje do computador foi no auxílio tanto na sala de aula como nas tarefas em casa para o meu filho que é deficiente visual, pois era muito cansativo para mim auxiliá-lo em casa nos temas. Sou professora do 2º ano na Escola Arthur Queiróz.

    ResponderExcluir
  23. Loreni B. Peres ( turma tarde ) Dezesseis De Novembro.25 de agosto de 2009 às 16:27

    A informática e minha vida
    A informática me trás benefícios em minha vida .Ela facilita o meu trabalho e meu dia-a-dia se torna fácil.
    A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas.
    Com o passar do tempo, as escolas devem perceber a importância dessa ferramenta e introduzir a informática em seus currículos, que, além
    de promover o contato com o computador, essa ferramenta será um instrumento de apoio as matérias e conteúdos lecionados.
    Eu preciso compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção de novos cenários, de novos saberes, com as novas tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, a abrangencia e a rapidez de acesso as informações, com novas possibilidades de comunicação e interação, novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimentos.

    ResponderExcluir
  24. Solange Hendge Alves(turma da tarde Dezesseis de Novembro)25 de agosto de 2009 às 16:30

    Eu sou Solange Hendges Alves ,tenho 42 anos ,tenho dois filhos moro em São luiz Gonzaga, sou professora a 19 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Queiroz no Tabuleiro Municipio de Dezesseis de Novembro.
    Cursei a faculdade de pedagogia foi lá que tive o meu primeiro contato com o computador, mas sei somente o necessário para realizar os meus trabalhos escolares pois atuo como diretora da escola e necessto todo mês fazer a documentação.
    Estou adorando ter este curso pois servirá para mim aprender tudo o que eu ainda não sei.

    ResponderExcluir