quarta-feira, 6 de maio de 2009

Falando em Internet...

Estamos cada vez mais rodeados de artefatos, objetos, bens e símbolos que remetem à tecnologia. Os meios de comunicação constantemente divulgam produtos e serviços tecnológicos para facilitar o cotidiano das pessoas, tornando a vida mais confortável, mais rápida, mais eficiente, mais ágil. Vivemos na era da tecnologia da informação, também conhecida como sociedade do conhecimento.

A história da tecnologia tem início quando os seres humanos começaram a criar e usar ferramentas de caça e de proteção. Inclui, em sua cronologia, o uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. Deste ponto de vista, a tecnologia está presente tanto numa enxada quanto num computador.

A possibilidade de conectar-se a computadores em rede provocou mudanças significativas nos modos de comunicação, nos modos de letramento e nos gêneros textuais.

A Internet funciona como um oceano pelo qual a informação contida em texto, som e imagem pode ser navegada, ou melhor, acessada em qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que dizemos que navegamos na Internet.

A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos mediada por computadores, independentemente de sua localização geográfica.


Que tipo de informação podemos encontrar na Internet?

Navegar na Internet é o ato de passear pela web, movendo-se de um website para outro, seguindo links. Na Internet, há milhões de websites disponíveis (esse número cresce diariamente) e, às vezes, perde-se um tempo precioso procurando-se pelo site mais completo e/ou pela informação mais bem elaborada. Você já navegou pela Internet?

Podemos encontrar na Internet vários tipos de textos, imagens, animações, produzidas por qualquer pessoa em qualquer lugar, e armazená-los em websites gratuitamente, seja um texto escrito, audiovisual ou multimídia. Pode-se fazer a tradução de textos da web usando-se programas gratuitos que facilitam a leitura e a compreensão das idéias veiculadas em outras línguas.


Fonte: Introdução à educação digital: caderno de estudo e prática. MEC/SEED. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário